A importância do PRFV na fabricação de estações compactas de tratamento

As estações compactas de tratamento de efluentes industriais, de esgoto sanitário e de água necessitam de uma estrutura de alta resistência a tração, flexão e impacto. O PRFV – Polímero Reforçado de Fibra de Vidro – é um material leve, não conduz corrente elétrica e serve como isolante estrutural. Sendo assim, a melhor opção na fabricação das estações de tratamento.

O PRFV permite ampla flexibilidade de projeto de ETEs (Estação de Tratamento de Efluente) e ETAs (Estação de Tratamento de Água). O material possibilita a moldagem de peças complexas, grandes ou pequenas, sem emendas e com grande valor funcional e estético. Além disso, o polímero tem excepcional resistência à ambientes altamente agressivos aos materiais convencionais e não enferruja. Essa é uma característica excelente quando comparada a outras matérias-primas.

O PRFV pode ser produzido em moldes simples e baratos, viabilizando a comercialização de peças grandes e complexas, com baixos volumes de produção. Mudanças no projeto são facilmente realizadas nos moldes de produção, dispensando a construção de moldes novos. Os custos de manutenção são baixos devido à alta inércia química e resistência às intempéries, inerente ao material. A resistência química do PRFV é determinada pela resina e construção do laminado.

A Águas Claras Engenharia produz suas estações de tratamento em PRFV através do processo de Spray-up com revestimento de gel coat internamente e gel parafinado externamente.

A fabricação destes equipamentos consiste na aplicação de uma camada de gel interno, garantindo a estanqueidade do equipamento. A seguir, utiliza-se uma camada de resina de poliéster associada à fibra de vidro (“roving”) para dar estrutura ao produto. Por fim, a aplicação de uma última camada de gel parafinado com produto inibidor de raios ultravioleta UV, que também dará o acabamento e a cor ao revestimento.

Estes equipamentos são construídos no formato vertical, tipo tronco cônico.  Devem ser apoiados sobre bases planas horizontais e concreto que sustente sem deformações o peso do equipamento em uso. As furações são feitas nas faces planas indicadas no produto. Os reservatórios são produzidos em diversos tamanhos e formatos com garantia de 10 anos contra defeitos de fabricação, sempre seguindo os procedimentos corretos de instalações.

Estrutura dos tanques em PRFV

Estrutura tanque em PRFV

Gel Coat: Camada de gel tipo Ortoftálico. Tem a finalidade de formar a superfície impermeabilizante interna do tanque e, ainda, servir como base de estruturação para a fibra de vidro;

Resina + Fibra de Vidro “roving”: Resina tipo Ortoftálica mais fibra de vidro. Tem como objetivo formar a estrutura do tanque, dando resistência necessária ao rompimento e deformações quando submetida às pressões da água ou do efluente;

Gel Prafinado: Possui inibidor contra raios ultravioletas, evitando assim a proliferação de algas no interior do tanque. Também responsável pela pintura de acabamento do tanque.

Pagamento facilitado:

Precisa de ajuda?
Atendimento WhatsApp
Olá, como podemos ajudá-lo?