ESTAÇÃO ELEVATÓRIA DE ESGOTO (EEE)

A solução para o bombeamento do esgoto sanitário de loteamentos e condomínios

A Estação Elevatória de Esgoto é um equipamento de suma importância para intermediar a passagem dos efluentes entre o ponto de geração e a Estação de Tratamento de Esgoto ou a rede de coleta de esgoto.

O equipamento realiza o bombeamento do efluente que possui dificuldade em passar pelas tubulações, sejam essas muito profundas, ou muito declinadas. Dessa maneira, após o bombeamento, o efluente segue até o seu destino.

Estação Elevatória de Esgoto: o que é

Estação Elevatória de Esgoto, também conhecida como EEE, é um equipamento que tem o objetivo de encaminhar os efluentes sanitários, através de motobombas submersíveis, até a rede de coleta de esgoto ou até uma Estação de Tratamento de Esgoto.

O equipamento é fabricado em Poliéster Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV), o que confere resistência e alta proteção química à corrosão do esgoto sanitário. Possui diâmetro que variam de 0,8 m a 3,5 m.

As EEEs atendem vazões diárias de 0,5 m³/dia (500 litros por dia) a 1.200 m³/dia (1.200.000 litros/dia) e são próprias para alturas manométricas de até 70,0 m.c.a (metros de coluna d’água).

A motobomba utilizada na Estação Elevatória de Esgoto é do tipo submersível, com orifício de descarga vertical, concebida para o bombeamento de águas carregadas, em especial águas residuais. É produzida em ferro fundido e aço inoxidável.

Como funciona a Estação Elevatória

O efluente sanitário será recolhido pela rede de esgoto e conduzido para a Estação Elevatória de Esgoto. Antes que o líquido caia no poço de elevação, o efluente deve passar por um cesto de coleta de resíduos para a separação dos sólidos grosseiros.

O efluente flui, então, para o compartimento de elevação, onde deve ser armazenado e em seguida recalcado.

São utilizadas duas motobombas. Elas possuem as opções de acionamento individual e automático.

Quando a chave de acionamento está na opção automática há o revezamento entre as motobombas. Ou seja, o sistema de recalque é acionado intercalando as mesmas. Nessa opção, conforme o nível do efluente subir atingindo a chave boia superior, ocorrerá a condição para o acionamento da motobomba 1.

Quando o efluente atingir o nível da chave boia inferior, a motobomba 1 desligará.  Assim que o nível do efluente alcançar o nível da chave boia superior, novamente, a motobomba 2 ligará.

As motobombas se intercalarão para que haja um maior prolongamento da vida útil dos equipamentos, proporcionando maior segurança e eficiência operacional.

Caso alguma motobomba apresentar defeito, a EEE funcionará normalmente com apenas uma motobomba. Nessa situação, o painel de controle apresentará um sinal luminoso e sonoro, indicando qual motobomba apresentou defeito.

Quando o painel está na opção individual será necessário selecionar, através de chaves comutadoras, qual motobomba entrará em atividade. Esse modo é recomendado para realizar manutenção ou reparo de uma das motobombas. Na opção individual, as motobombas também possuem o sistema de segurança por chaves boias.

O painel possui um sinalizador luminoso para alertar em caso de excesso de líquidos na Estação Elevatória de Esgoto. Além disso, outros dois sinalizadores luminosos, juntamente com um sinalizador sonoro, para anunciar defeitos nas motobombas, caso ocorram.

Estação Elevatória de Esgoto: veja seu funcionamento na prática

Automação e telemetria da EEE

As Estações Elevatórias de Esgoto possuem, de forma opcional, os recursos de automação e de telemetria com inversores de frequência no painel elétrico. Essas opções servem para ajustes de vazões, de controle e de monitoramento remoto com a ajuda de um sistema supervisório, que proporciona um melhor acompanhamento com gráficos e planilhas.

Principais vantagens:

  • Equipamento fabricado sob medida, conforme a necessidade do cliente;
  • Fácil instalação;
  • Sem a necessidade de obras civis;
  • Todo o equipamento em PRFV (estanqueidade e impermeabilidade garantidas);
  • Painel de comando inteligente e prático;
  • Maior simplicidade operacional;
  • Espaçamento de sólidos de, no mínimo, 50 mm;
  • Sistema compacto e modular;
  • Processo automatizado;
  • Pintura epóxi;
  • Maior rendimento do motor.

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