A Estação de Tratamento de Esgoto por Zona de Raízes da Águas Claras Engenharia é um sistema de tratamento que funciona através de processos biológicos, para o tratamento de esgoto sanitários atendendo integralmente a Resolução CONAMA 430/2011.
A ETE por Zona de Raízes opera sem o consumo de energia elétrica e pode ser dividida em tratamento primário e secundário. O tratamento primário é constituído pela Fossa Séptica Biodigestora seguida pelo Filtro Anaeróbio. O tratamento secundário é composto pela Zona de Raízes, também conhecida por Wetland.
O sistema é baseado em tratamento anaeróbio, com retenção e estabilização da matéria orgânica seguido por um tratamento via aeróbia, com remoção de DBO e nutrientes (nitrogênio e fósforo).
Funcionamento do equipamento
O sistema é composto por gradeamento, fossa séptica biodigestora, filtro anaeróbio, Wetland (Zona de Raízes) e desinfecção final.
O efluente será enviado para a Estação de Tratamento de Esgoto por Zona de Raízes por gravidade ou por bombeamento, passando previamente por um gradeamento, que tem a função de evitar que sólidos grosseiros entrem no sistema de tratamento.
Por gravidade, o efluente é encaminhado ao biodigestor, onde é realizada a estabilização da matéria orgânica do efluente. Isso ocorre devido ao seu contato com o lodo em atividade presente no biodigestor. Um separador de fases retém o lodo, enquanto o líquido tratado flui para o filtro anaeróbio.
O filtro anaeróbio tem a função de reter os sólidos arrastados e estabilizar a matéria orgânica, aumentando a eficiência do processo.
Após, o líquido clarificado e estabilizado é encaminhado à Zona de Raízes, onde as raízes das plantas têm o papel de oxigenar o meio filtrante, propiciando o desenvolvimento de micro-organismo aeróbios e facultativos no leito. Os micro-organismos provocarão a redução de carga orgânica e o tratamento do efluente como um todo.
Finalizado o tratamento pela Wetland, o líquido clarificado é enviado ao tanque de contato para desinfecção. Nesse tanque será dosada uma solução oxidante para redução da carga orgânica remanescente e eliminação de micro-organismos patogênicos.
Após a desinfecção, o efluente tratado será enviado ao destino final, com as propriedades rigorosamente dentro dos limites exigidos pela legislação vigente.
Vantagens da utilização de ETE Por Zona de Raízes:
- Atende integralmente a Norma CONAMA 430;
- Remoção de até 90% das cargas orgânicas;
- Não utiliza energia elétrica no tratamento de efluentes;
- Atribui teor paisagístico no local que for instalada;
- Baixo custo com produtos químicos;
- Fácil operação;
- Controle de odores;
- Sazonalidade do efluente não interfere no seu tratamento;
- Sistema construído em PRFV.