Estação de Tratamento de Água para Rios e/ou Lagoas
A Estação de Tratamento de Água para Rios e/os Lagoas, também chamada de ETA para Rios e/os Lagoas. É um equipamento projetado que garante os padrões de potabilidade ao consumo humano de águas provenientes de rio e lagoas, conforme estabelece a Portaria n° 888/2021 do Ministério de Saúde.
As características da água proveniente de rios e lagoas podem variar. Elas dependem de vários fatores, como a localização geográfica, a topografia da região, as atividades humanas próximas e as condições climáticas.
Sua qualidade pode ser influenciada por fatores como minerais, sedimentos, matéria orgânica, presença de fontes de poluição, erosão do solo, entre outros.
Para tanto, é imprescindível o tratamento da água para garantir a saúde e segurança de quem a consome. A ETA para Rios e/os Lagoas propõe o tratamento convencional da água, seguindo as diretrizes da Resolução CONAMA n° 357, de 17 de março de 2005, para águas classe 2.
As premissas de projeto deverão ser verificadas para garantir que o equipamento opere assegurando que todos os parâmetros de saída estejam dentro dos valores máximos permitidos pela legislação.
As estações são construídas com Poliéster Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV), proporcionando resistência química e mecânica. Além disso, são equipamentos versáteis que podem operar em diferentes vazões, apresentando baixo custo operacional e facilidade de controle.
Funcionamento do equipamento
O tratamento da água bruta começa com seu bombeamento para a ETA para Rios e/os Lagoas, iniciando pelo processo de oxidação, caso necessário, para realizar a redução dos metais presentes na água. Em seguida ocorre a floco-decantação, onde serão dosados químicos que fazem as impurezas se aglomerarem, formando flocos, e sedimentarem, depositando-se no fundo do tanque.
O líquido clarificado na superfície do tanque é enviado ao filtro com leito de carvão antracito e, após, é dosado desinfectante através de bombas dosadoras, tornando a água tratada potável. Caso o destino da água seja para consumo humano, é realizado a dosagem de flúor, também por bomba dosadora, deixando-a dentro dos limites estabelecidos pela Portaria n° 888/2021 do Ministério de Saúde.
O Sistema da ETA para Rios e/os Lagoas opera através de um painel de controle, que comanda as bombas dosadoras de produtos químicos, acionadas automaticamente por sensores de nível presentes na estação.
Características Técnicas de uma Estação de Tratamento de Água para rios e/ou lagoas
- Sistema compacto e modular;
- Baixo custo com produtos químicos;
- Baixo consumo de energia;
- Fácil operação;
- Economia de espaço;
- Todo equipamento em PRFV;
- Pintura epóxi.