OPERAÇÃO DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE EFLUENTES
Operação de estações de tratamento de efluentes
A operação adequada de uma Estação de Tratamento Efluentes (ETE) é necessária para garantir segurança e a eficiência do sistema tratamento.
Você possui uma estação de tratamento de efluentes, mas não possui profissionais treinados para realizar sua operação? Ou ainda, não possui operadores disponíveis para sua ETE?
Se você disse sim a uma dessas perguntas, você está no lugar certo.
Por que utilizar o serviço de Operação de Estação de Tratamento de Efluentes da Águas Claras Engenharia?
Muitas estações de tratamento de efluentes após a implantação acabam não sendo operadas corretamente devido à falta de operadores capacitados e treinamento operacional. Sem a operação adequada da estação, o efluente é lançado fora dos padrões. O lançamento irregular pode prejudicar o meio ambiente, afetar a saúde humana, gerar multas e até mesmo gerar a perda da licença ambiental de operação.
A falta de uma operação adequada pode também comprometer a integridade mecânica da estação de tratamento. A operação correta aumenta a vida útil do equipamento. Além de garantir o lançamento de efluentes dentro dos padrões seguros para o ambiente.
O serviço de operação de estações de efluente poderão ser utilizados em condomínios, comércios, indústrias e concessionárias. A frequência de operação pode variar de acordo com o tipo de tratamento e porte da estação. Estações com maior nível de automação deverão ser mais autônomas e por isso dispensam um operador em tempo integral. Entretanto, algumas operações se fazem necessárias para o bom funcionamento de uma estação de tratamento.
A boa operação do sistema, por profissionais capacitados, reduz os custos com manutenção, gera maior segurança ambiental, atendendo as exigências legais.
Serviços realizados
A operação a ser realizada dependerá do tipo de equipamento, mas podemos citar entre os serviços oferecidos:
- Monitoramento e operação de estações tratamento de esgoto sanitário;
- Monitoramento e operação de estações tratamento de efluentes industriais;
- Análises físico-químicas (temperatura, pH, teste por cone imhoff, entre outros);
- Manutenções de rotina pré-estabelecidas;
- Treinamento operacional.
Os serviços poderão ser oferecidos de modo contínuo ou pontual de acordo com a necessidade do empreendimento.